terça-feira, 11 de maio de 2010

Pataias - sua História


Pataias existe há muitos séculos. Quantos, não se sabe, mas sabe-se que já em 1151 o seu nome era referido por D. Afonso Henriques, no documento de doação feito por este rei aos Monges Beneditos da Ordem de Cister.

Este documento diz: “eu, D. Afonso, pela Divina Misericórdia Rei dos Portugueses, juntamente com a Rainha Mafalda, minha mulher e companheira no reino fazemos testamento em Couto a vós D. Bernardo Abade do Mosteiro de Claraval de Hua nossa própria herdade que temos entre aqueles dois lugares chamados Leiria e Óbidos, abaixo do Monte Faixa, comarca de Lisboa, águas vertentes ao mar. Damo-vos também o lugar que chamam Alcobaça e dele vos fazemos testamento e couto… pelos limites abaixo declarados… e passa por Mélvoa até à Mata de Pataias, de onde corta direito por entre Pederneira e Moel, até chegar ao mar.”

Os moradores de Pataias, até ao ano de 1536 estavam ligados à vila de Paredes, onde iam às compras e à missa. Com a extinção da vila de Paredes passou Pataias para o termo de Alcobaça.

Como não podia deixar de ser, devido à antiguidade da região, muitas hipóteses há a considerar para a formação do nome Pataias. Algumas delas que já foram motivo de polémica no extinto jornal “A Voz da Paróquia”, sendo a que nos informa que o nome Pataias, deriva provavelmente dos deuses pataicos, deuses fenícios que enfeitavam os barcos desse povo que frequentemente viajou pelas nossas costas.

Outra teoria é a do Padre José Ferreira Lacerda, defendendo que Pataias deriva da palavra "Patais", que significa "lugar com abundância de patos" existentes nas lagoas da região.


Outra teoria ainda, apontada como a mais credível, é a de nesta terra existirem as tulhas dos Frades da Abadia de Cister, sabendo-se que Pataias é um vocábulo de origem indiana que significa tulhas.

No entanto, a tradição popular, informa-nos de uma lenda sobre a origem do nome de Pataias. Indo a Rainha Santa Isabel a passar por ali em viagem, com o seu séquito e sentindo que os cavalos iam demasiado cansados, por terem que pisar carregados as areias do caminho que na altura eram muitas, terá dito às suas aias para que aliviassem as montadas, dizendo: “à pata aias”. E assim segundo a tradição popular, nasceu a palavra Pataias.

Fonte: Wikipédia

Trabalho elaborado por: Beatriz Santos,  nº7, 7º F, Grupo1.

Sem comentários: