terça-feira, 11 de maio de 2010

Martingança - História e Monumentos


A freguesia de Martingança deve o seu nome à conjugação de dois termos, Martina (divindade guerreira romana, filha de Marte) e Gansa (ave mensageira da Deusa Lua). Assim, no início seria "Martingansa", mas ao longo dos tempos o topónimo foi adulterado.

Assim, o Casal Martim Gansa, que originaria a freguesia, terá surgido com a Carta de Couto dada por D. Dinis aos lugares de Paredes e Campos de Ulmar.

Os casais dispersos à sua volta, como o de Martim Gansa, iriam a partir daí, dividir-se em pequenas povoações, que de património tinham apenas a Ermida de S. João, um templo simples, originário da primeira metade do século passado.

Embora pertença ao concelho de Alcobaça, situa-se às portas da vizinha cidade da Marinha Grande com a qual mantém uma forte relação, à semelhança do que acontecia com a freguesia da Moita, entretanto desanexada do concelho de Alcobaça e integrada no da Marinha Grande.


Na época da Segunda Revolução Industrial, quando a fonte de energia principal era o carvão mineral, era iniciada na Martingança, a linha de Caminho-de-Ferro Mineiro do Lena, que passava pela Batalha e Porto de Mós, seguindo depois até ao lugar da Bezerra, na freguesia de Serro Ventoso, de onde transportaria o carvão explorado nas minas que ali existiram, juntamente com as das Barrojeiras (Alcanadas).

Pelos escritos que se consultaram, verificamos que a ideia era prolongar esta linha até ao Entroncamento, ligando assim a linha do Oeste à do Norte, o que nunca foi feito. Esta linha ligava também à linha do Oeste a partir da Martingança.


Nos últimos anos a Martingança tem progredido muito, a nível económico, com o aparecimento de indústria vidreira na região, e com a natural progressão nas vias de comunicação. Devido a tudo isto, e a outras condições de desenvolvimento, a Martingança foi elevada a sede de freguesia em 4 de Outubro de 1985.

Monumentos a visitar:

Igreja Paroquial


À beira da estrada nacional, que liga Pataias à Marinha Grande, encontramos perto da derivação para a Martingança, a sua simples Igreja Matriz ou Paroquial. O seu padroeiro é S. João Baptista, que se festeja no 1.º fim de semana de Julho.


Coreto

Ali bem perto, do outro lado da estrada encontra-se o Coreto, no campo da feira, onde decorrem as festividades em dias de festa.

Fonte: Textos do Suplemento do Jornal da Batalha, ed. 195, 16 de Outubro de 2006 / Suplemento do Jornal da Batalha, ed.195, de 16-10-2006. / Wikipédia.

Sem comentários: