segunda-feira, 10 de maio de 2010

Alpedriz - Monumentos e locais a visitar

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Esperança



E dedicada a Nossa Senhora da Esperança, mas ante disso a igreja terá sido dedicada a Santa Maria Madalena, desconhecendo-se as razões da alteração da padroeira.

A Igreja tem uma nave com capela-mor e antes da última remodelação possuia também dois altares laterais. O altar-mor megestoso é feito em talha dourada de estilo barroco com colunas salomónicasa.


No trono está uma imagem da Virgem (escultura de pedra pintada, referenciada como sendo uma obra quinhentista, esta figura mede 96 cm de altura), e o Menino que tem na mão um fruto. A Virgem tem cabelo solto pelas costas e está coberta de um manto de seda vermelha; outrora tinha na cabeça uma coroa de prata que foi roubada (a coroa era uma peça de prata do séc. XVIII), sendo substituída por uma coroa vulgar. Algumas das primitivas decorações da igreja desapareceram para dar lugar a outras mais modernas. Os dois altares laterais tambem desapareceram na remodelação da Igreja.


Actualmente a igreja encontra-se em restauro.

Em frenta da igreja existe um cruzeiro.


Capela de Santo António


É uma capelinha pobre e singela, com uma pequena torre sineira, cujo sino veio da desaparecida Capela do Santíssimo (que existiu no local onde hoje em dia está implantado o Pelourinho de Alpedriz).

Junto da Ermida está um pinheiro manso que com ela faz conjunto hamonioso.

Mas há uma lenda acerca deste pinheiro, o chamado "pinheiro de Santo António" que a crença popular transmitiu de geração em geração e que terá sido o motivo da construção da capela.

A população tendo por base os supostos milagres associados à lenda do pinheiro decidiu construir perto do referido pinheiro uma capela dedicada ao Santo António.



Lenda

Um dia, Santo António passou por Alpedriz na estrada que ligava Lisboa a Coimbra. Sentindo-se cansado resolveu repousar à sombra de um pinheiro. O que se passou depois não se sabe, contudo a lenda continuou na memória da população e junto do suposto pinheiro onde Santo António terá descansado a população construiu uma capela em honra referido Santo.


Pelourinho


Como um dos restos do passado de prestígio da povoação, existe um velhíssimo Pelourinho, que estava localizado no meio dum largo em frente da desaparecida Capela do Santíssimo, e é no lugar dessa Capela que hoje está instalado o referido Pelourinho.

Da desaparecida Capela existe ainda um Relógio de Sol, e a sineta que se encontra na Capeia de Santo António.

Ao lado Norte do Pelourinho existiu uma cadeia. Nas dependências da referida Capela, e a nível do 1.° andar funcionou a escola primária, de fundação Pombalina onde funcionou um famoso centro cultural, atraindo aqui muitos alunos de todas as freguesias circundantes que iam fazer exame a Leiria. Chegaram a estar hospedados em Alpedriz, alunos da Maiorga e Martingança.

Na mesma capela, e suas dependências esteve aquartelada uma guarnição militar Francesa das tropas de Junot. Mais tarde a sala das aulas passou a ser sede da Junta de Freguesia depois da escola por excesso de frequência ter mudado para uma sala da Casa Vieira da Rosa, sittuada na mesma rua.


Do antigo Pelourinho de Alpedriz já só resta parte da coluna que foi recuperada em virtude de estar bastante desgastada pela erosão.

O Pelourinho sofrer vários derrubes dos quais existe registo pelo menos de um em 1973 e um outro em 1992.

Face á degradação do pelourinho, a Junta de Freguesia no ano de 1994 recuperou a coluna procedendo à sua reconstrução, servindo-se do seu apoio inicial, uma desgastada pedra de moinho. Foi criada uma base de três degraus circulares de pouca altura estando o primeiro ligeiramente enterrado devido à irregularidade do pavimento.


A coluna é cilíndrica sendo constituída por quatro elementos com o diâmetro de trinta e dois centímetros e tem a altura de dois metros e cinquenta centímetros.

O Pelourinho remata num ligeiro listei liso de pouca altura seguido de peça circular mais saliente com bordo boleado.


Relógio de Sol


O Relógio de Sol que se encontra junto do Pelourinho de Alpedriz pertenceu em tempos à denominada Capela do Santissimo que existiu à muitos anos naquele local. O Relógio de Sol desta capela, após a sua destruição, andou de um lado para o outro, até que hoje se encontra num muro construído no sítio onde outrora existiu a capela.

A Capela do Santíssimo, era de pequenas dimensões e tinha um altar bonito, com ornamentos muito dourados e pinturas no tecto. Infelizmente foi destruída no tempo da II Guerra Mundial.

História da sua destruição:

Na época da II Guerra, havia falta de combustíveis e por isso iam buscar lenha aos pinhais das imediações de Alpedriz. Como o largo onde ficava a capela fazia uma curva muito apertada com uma rua estreitíssima, as camionetas carregadas de madeira tinham dificuldade em dar a volta nessa curva.

Então, os proprietários das mesmas, alegando que a capela estava em ruínas, requereram a sua demolição, no que foram atendidos... Assim terminou a vida da Capela do Santíssimo...

Ponte Romana


Na entrada nascente de Alpedriz a estrada atravessa um curso de água onde se encontra uma ponte emoldurada por um melancólico conjunto de árvores.

Desconhece-se as origens desta ponte, mas as pessoas mais idosas de Alpedriz afirmam que já os seus avós afirmavam que as origens da ponte remontam ao período romano.

Não se sabe até que ponto será exacta esta informação mas na verdade é que nos arredores de Alpedriz existem diversos vestígios romanos e próximo da povoação de Casal São Brás existe mesmo um caminho que também se afirma ser do referido período.


Ainda segundo a voz dos mais idosos Alpedriz terá sido ponto de paragem para se deslocava de Lisboa para Coimbra (e em particular aquando das invasões francesas).

Sabe-se ainda que até meados do século XX a estrada que atravessa a ponte era a principal entrada de Alpedriz.

Por tudo isto não sendo necessariamente de origem romana trata-se com certeza de uma ponte bastante antiga e que merece ser visitada pela paisagem envolvente.


Fonte Moura


Da lendária ocupação moura por terras de Alpedriz apenas ficou um nome, ligado aos possiveis povoadores da povoação, a "Fonte da Moura".

Esta fonte fica situada numa propriedade particular e é uma nascente de água, ligada ao rio Loureiro.

Segundo a lenda, uma Moura ia ali buscar água arranjando pretexto para se encontrar com o namorado e terá ali ficado encantada vendo a água a correr e certamente a pensar nas delícias do futuro, quando o povo a que pertencia foi atacado e tudo foi desfeito.


Túmulo Neolítico

Um dos outros vestigios bastante antigos é um túmulo do período neolítico, encontrado em Ribeira do Pereiro, construído provavelmente dois ou três mil anos a.C., situado num local de difícil acesso.


Capela Nossa Senhora da Consolação


Localizada na Ribeira do Pereiro, a Capela de Nossa Senhora da Consolação embora de reduzidas dimensões é extremamente harmoniosa e emoldurada por uma paisagem magnífica.

A capela foi restaurada em 1998.

Fonte: http://www.alpedriz.com/home.htm

Sem comentários: