segunda-feira, 10 de maio de 2010

Alpedriz - sua História


A caminho da Martingança ainda se pode encontrar a povoação de Alpedriz, que apesar de não ser terra pertencente aos Coutos de Alcobaça, pertence hoje ao concelho de Alcobaça.

Alpedriz é uma antiga vila fundada pelos Árabes em meados do séc. IX. O seu nome vem do árabe Abi-Driz, que significa "povoação do pai do Driz" - pois Abi quer dizer pai.

Apesar de se saber que Alpedriz foi ocupada pelos mouros durante cerca de três séculos, não há qualquer sinal da sua permanência na povoação.

Há uma suspeita que a povoação que eles fundada não ser propriamente Alpedriz, mas outra, nas proximidades, que segundo a tradição, teria sido tragada por uma das muitas tempestades de areia que eclodiram na região. Estas, constituíam um problema de tal monta que foi necessário semear muitos pinhais para segurar as areias.

Da lendária ocupação moura apenas ficou um nome: a "Fonte da Moura". Trata-se dum nascente que existe numa propriedade privada e, diz a lenda, que um dia uma moura foi ali buscar água e ficou encantada...


Conquistada por D. Afonso Henriques aos mouros em 1147, foi-lhe dado foral em 1150.

Pertenceu à Ordem Militar de Avis como sede duma Comenda desta Ordem por doação do rei D. Sancho I (razão pela qual Alpedriz nunca terá pertencido aos Coutos do Mosteiro de Alcobaça).

D. Manuel I, em 20 de Março de 1515 deu-lhe Foral Novo, como consta o respectivo livro, a folhas 160 e seguintes. Uma cópia do mesmo foral foi obtida da Torre do Tombo por intermédio do filho desta terra o Prof. Abílio Moniz Barreto.

D. Carlos em 1891 deu concedeu o título de Visconde de Alpedriz a José Eugénio da Silva, natural do distrito de Leiria, que no Rio de Janeiro, realizou uma grande obra de benemerência e protecção aos colonos portugueses.

A vila de Alpedriz possuiu no passado uma Misericórdia, um Hospital de antigos pobres e uma Cadeia,. Esta vila foi sede de concelho e gozava então de privilégios dos Caseiros da Ordem e ainda outros benefícios concedidos por bulas pontificais, entre as quais o de direito a asilo. O concelho de Alpedriz foi extinto em Novembro de 1836.

Fonte: http://www.alpedriz.com/

Sem comentários: