terça-feira, 20 de abril de 2010

Salir do Porto - Monumentos e locais a visitar

Ruínas da antiga Alfândega


As ruínas da antiga Alfândega que estão situadas nos limites da praia de Salir são um valioso testemunho do importante passado histórico que Salir viveu. Aqui funcionou uma Alfândega que servia todo o concelho e na qual eram reparados e construídos barcos, com madeiras provenientes do Pinhal de Leiria.


Rezam as lendas que aqui terão sido construídos alguns dos barcos que participaram na Campanha das Índias de Vasco da Gama e onde foi construída e abençoada a Nau São Gabriel. Hoje só estão de pé as velhas paredes, cada vez mais ameaçadas pela erosão causada pela água.


Pocinha

Saindo da povoação e desçendo até à praia, seguindo depois pela areia em direcção à baía e subindo a pequena escada no final da praia, continua-se pelo carreiro até às ruínas e subindo novamente as novas escadas, encontra-se a nascente, a Pocinha.
Sob a protecção da antiga Alfândega esconde-se o ex-libris de Salir do Porto: a chamada “Pocinha”. A Pocinha é uma fonte de água doce que nasce misteriosamente perto da água salgada (há quem diga que nasce nas grutas!) e com grande fluxo.

A sua fama consiste nas suas propriedades medicinais, tal como são descritas na Enciclopédia Portuguesa e Brasileira: “nascem águas cloretadas, bicarbonatadas, e sódicas, cálcicas e magnesianas, silicatadas e lítinadas, a que se atribui notável acção terapêutica no tratamento das dispepsias e de várias afecções cutâneas”.


Monte Castelo


Continuando nas ruínas, encontramos no topo do Monte Castelo, com alguns vestígios do que antes foi uma pequena fortaleza de vigia da região e, segundo alguns historiadores, uma antiga forca.

Muitas são as histórias acerca destas ruínas, desde a crença que pertenciam a um castelo, que existem tesouros nos túneis que ligam estas ruínas a vários pontos da população... Se são folclore ou não, dificilmente iremos saber.


Ruínas da Capela da Senhora de Sant’Ana


A Capela da Senhora de Sant’Ana, é usualmente chamada de “capelinha” e foi erigida na ponta mais afastada de Salir, no cimo da barra que serve de entrada à baía. O seu objectivo era o de abençoar os barcos que partiam de viagem.


Hoje está em ruínas, sendo um dos monumentos históricos mais importantes de Salir e, embora não exista nenhum tipo de exploração o seu acesso é relativamente fácil, podendo fazer-se a maior parte do percurso de automóvel. De lá podemos contemplar a vista magnifica sobre o oceano e acompanhar o pôr-do-sol.


Igreja Matriz de Salir do Porto


Mas nem só de ruínas é feita a aldeia de Salir! A Igreja Matriz da freguesia está situada em Salir e, apesar de não constituir património arquitectónico fora do comum, é bastante interessante de visitar. Nelas são celebradas as missas todos os Domingos e ocasionalmente durante a semana. Pensa-se que esta igreja tenha cerca de três séculos, mas a riqueza arquitectónica histórica do seu interior perdeu-se durante as obras de restauração há alguns anos.


Moinhos

Nas encostas que separam Salir do mar, existem quatro moinhos, testemunhas do passado em que os ventos eram aproveitados para a produção de farinhas. Hoje em dia três deles estão restaurados e são utilizados como casas de férias. O outro está em ruínas. Existem mais moinhos, mas estão igualmente em ruínas e estão situados em locais mais escondidos. 

Estão agrupados dois a dois. Os principais são facilmente visíveis da população. Estão construídos quase lado a lado. Os outros dois encontram-se no caminho para as quebradas, virando à esquerda antes da descida para a Maria da Serra.

2 comentários:

Oceano Pacífico disse...

Parabéns a Por caminhos de Cister, por este blog informativo cheio de muito boa informação. Deixo um link de um vídeo também algo informativo, com muitas imagens inéditas sobre a pocinha de Salir do Porto: http://www.youtube.com/watch?v=HqZc648lZUk&feature=player_embedded

Marina Melo disse...

Parabéns

Excelente trabalho :-)