terça-feira, 20 de abril de 2010

Salir do Porto - sua História



Salir do Porto está situado no “sopé” de uma colina que se destaca das restantes. O nome popular desta colina é Castelo, pois no seu topo, de fácil acesso, existem algumas ruínas de uma antiga fortificação e um cruzeiro em cimento que domina a paisagem. Aí podemos desfrutar de uma vista espectacular sobre Salir e arredores.


Embora hoje Salir do Porto seja apenas uma aldeia sem relativa importância a nível nacional, em tempos remotos foi uma vila sede de concelho, cujo porto marítimo era uma das principais fontes de abastecimento da região e por onde eram escoados muitos dos produtos das granjas dos Coutos de Alcobaça.

Salir do Porto é uma terra muito antiga, anterior à própria nacionalidade, ficando a pouca distância da antiga cidade Lusitana de "Eurobriga". Começou por ser conhecida por Salir da Foz, não se conhecendo, no entanto, como lhe chamariam os povos primitivos, por falta de documentação.


O seu toponímico “Salir”, além de significar “saimento” significa também em Português arcaico, “morrer”. E, de facto, ainda hoje, ali “morrem” as ribeiras de Alfeizerão e de Tornada, que se juntam para formar o rio Salir.

Teve foral antigo, segundo alguns autores dado por D. Afonso Henriques, ou segundo outros pelo seu filho D. Sancho I, que conquistou Alfeizerão ao emir Aben-Hassan o qual pereceu na luta com a sua filha Zaira.


Trabalho elaborado por: Beatriz Duarte Silva, nº 6, 7º F.

Fonte. http://www.salirdoporto.com/

Sem comentários: