quinta-feira, 22 de abril de 2010

Macarca - sua História


A Macarca é uma aldeia situada à beira da estrada do campo, que liga Alfeizerão a Famalicão da Nazaré. Foi ali que à muito tempo existiu a Quinta da Macarca, uma Granja dos Coutos de Alcobaça, "que tinha um peso sócioeconómico superior ao do lugar de Famalicão".(Álvaro Martins, 1519)

A Quinta da Macarca, estava ligada a Alfeizerão, que na altura era muito importante, com um movimento superior ao do porto da Pederneira e que no reinado de D. Manuel I, podia abrigar 80 navios de alto bordo.

Em 1315 o mar entrava por terra a dentro e fazia um grande lago, a antiga lagoa da Pederneira. Nas suas margens existiu a Torre de D. Framondo, torre medieval, que vigiava a entrada nas águas da lagoa. "A água estendia-se desde a Torre de D. Framondo, hoje o lugar de Macarca até ao Valado, fazendo-se embarcações a nordeste do lago, no Porto do Monte de S. Bartolomeu", conforme indica a notável obra de Vieira Natividade.

Estava também ligada a esta Quinta da Macarca, a famosa Torre de D. Framondo, que parece ter pertencido às terras desta quinta.

Já nada existe do que foi esta Torre e os últimos vestígios encontram-se cobertos  por mato. Situava-se na elevação chamada de "Cabeço da Guarita" e noutros tempos foi um castelo erguido numa ilha do mar interior e posteriormente a sua torre serviu de farol para os navegantes.

Segundo M. Vieira Natividade a Torre de D. Framondo pertenceu a um "mouro rico e potentado". No entanto o nome "Framondo não é um antropónimo árabe, mas muito provavelmente visigodo e mesmo que tenha sido pertença de um mouro, tem muitas probabilidades de ter sido edificado por um cristão, D. Framondo". (Garcia, E. Borges)

Fonte: Furtado Marques, Maria Zulmira Albuquerque, "Por Terras dos Antigos Coutos de Alcobaça", Alcobaça, 1994 / Garcia, E. Borges, "Acerca dos Pelourinhos dos Coutos de Alcobaça".

Sem comentários: