domingo, 21 de março de 2010

Vestiaria - sua História


A Vestiaria pertence ao concelho de Alcobaça, situando-se apenas a 2 kms da sede do concelho.

A região onde se insere a freguesia de Vestiaria foi sucessivamente habitada pelos romanos, pelos alanos, suevos e visigodos. Posteriormente, a região foi ocupada pelos árabes durante cerca de 500 anos, que se encarregaram de recuperar a prosperidade que tinha sido conseguida pelos romanos.

Nesta época, nasceu o Castelo de Alcobaça (de origem árabe); porem, aquando da conquista de Santarém aos mouros, o Castelo de Alcobaça juntamente com o Castelo de Alfeizerão, foi-lhes tomado por D. Afonso Henriques, em 1148, tendo Alcobaça recebido deste monarca, uma carta de couto, atribuindo-lhe vastos limites.

Assim, e devido à sua situação junto da vila e mosteiro de Alcobaça, de que fica muito próxima,  supõe-se que a Vestiaria tenha sido habitada desde épocas bastante remotas; julgando-se, alem disso, que a Vestiaria tenha assistido a todos os acontecimentos ocorridos em Alcobaça, desde a atribuição da carta de couto até à fixação populacional, acabando por beneficiar de todos estes desenvolvimentos.

Apesar de se depreender que a ocupação humana no território seja anterior á Nacionalidade, tudo parece indicar que no século XII a localidade da Vestiaria se não estava erma, estava pelo menos pouco povoada, tendo sofrido o repovoamento pelos cistercienses.

A sua fundação deve-se, provavelmente, à construção da Igreja Matriz que ostenta o mais belo portal manuelino da região. A Vestiaria cresceu à volta da sua Igreja, tendo esta sofrido algumas alterações com o passar do tempo.

Consta que o abade D. Jorge de Mello, ao ver que o Mosteiro de Alcobaça se tornava um asilo de criminosos e vagabundos, escreveu ao rei D. Manuel, pedindo que fosse criado, longe do mosteiro, um local para onde fossem transferidos esses indivíduos.

O local escolhido foi a crista do monte em frente ao Mosteiro, que recebeu o nome de Vila de S. Bernardo, mais tarde denominado Vestiaria. O seu destino inicial, contudo, nunca terá sido cumprido, tendo sido transferido para S. Martinho do Porto.

De acordo com algumas referências a etimologia do nome Vestiaria deriva do facto de os ganhos da população terem como destino, fornecer as roupas ou vestes, para os frades do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça.

Manuel Vieira Natividade escreveu que era nesta localidade, anteriormente o "Vestiario", que se confeccionavam as roupas para os frades do Mosteiro. E assim, ou porque ai se faziam as roupas para os frades da abadia, ou porque os rendimentos que os Monges de Cister obtinham desse local se destinavam às suas vestes, o nome de Vestiaria estará ligado dessa forma ao Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça.

Hoje em dia crê-se que a etimologia da palavra estará mais provavelmente relacionada com o facto de ter existido no local pelo menos um facho que serviria de ponto de referência para os barcos que entravam no golfo de mar que ia até à Fervença, Maiorga, Valado de Frades e Alfeizerão.

Trabalho elaborado por: Catarina Fialho, nº 10, 7º F

Fonte: www.vestiarialcobaça.pt/anossahistoria/

Sem comentários: