domingo, 21 de março de 2010

Vestiaria - Monumentos e locais a visitar

Igreja de Nossa Senhora da Ajuda


Fachada de empena triangular, com torre sineira e coruchéu, apresenta um esplêndido portal manuelino, radiado, de seis pontas, com esfera armilar ao centro, sobre um copulo finamente trabalhado que sobrepõe as armas dos Mellos, imposto a meio do vão primorosamente golpeada.


O interior da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda é de uma só nave, coberta de madeira, com um arco triunfal recortado. A capela-mor é fechada por uma abóbada de nervuras, tendo no fecho o brasão dos Mellos. Os capitéis das colunas são decorados com motivos vegetalistas.



Capela de Santo António - Casais da Vestiaria



Nesta capela há duas pias de água benta, uma românica que se diz ter pertencido ao Mosteiro de Alcobaça com uma taça pousada em quatro colunas e outra manuelina em forma de pinha.

Construída em 1798 no local onde anteriormente existia uma ermida muito antiga a qual havia sido construída pelo moradores e dedicada a Santo António.

Encontram-se referências históricas à Capela de Santo António nas "Memórias Paroquiais da Villa de Cela Nova", de 6 de Novembro de 1758, onde o vigário Manoel Joze da Silva escreve:

"A Parochia está dentro da Villa, tem os logares seguintes, além dos supra relatados, que são do termo desta Villa da Cella, tem por freguezes no termo da Villa de Alcobaça os moradores dos logares, Cazais que agora se declaraão Almarão, Cazais de Santo António com trinta e quatro vezinhos...

...Em os Cazais de Santo António, vulgo almarão, há huma Irmida antigua do Glonoso Santo António de que são admenistradores os moradores dos ditos Cazais, que há tempo immemorial a eregirao; neste não se costuma dizer missa senão por acazo..."

Encontra-se ainda uma outra referência importante em noticia remetida à Academia Real de D. João V.

"Lugares e Cazaes do termo e vezinhos e maes lugares pios...
A Aldea de Vestiaria com 76 vezinhos, com huma igreja Paroquial do orago de N. Sra. da Ajuda que he tão bem confraria, tem maes a confraria do Senhor, a confraria do Espirito Sancto, a do nome de Jezus, a de N. Sra. do Rozario e a das Almas. A Aldea dos Cazaes de Sancta Martha e dos Caniços com 52 vezinhos, com huma Capella de Santa Martha com capellão. Os Cazaes de Sancto Antonio e da fonte com uma Ermida do mesmo Sancto com 19 vezinhos".


Trabalho elaborado por: Pedro Miguel, nº 21, 7º F

Fonte: http://www.vestiaria.com/visita/monumentos.htm


Quinta do Cidral

Nas proximidades da Vestiaria encontra-se uma bela quinta que os antigos diziam ser o local onde se faziam as vestes para os monges cistercienses da Abadia de Santa Maria de Alcobaça.

Quinta extremamente bem cultivada, era famosa pelos seus laranjais, que os frades desveladamente tratavam. Esta granja, segundo a lenda está ligada ao mosteiro através duma passagem subterrânea.


Termas da Piedade


No sopé da Serra da Vestiaria existem umas termas antigas ainda em funcionamento, denominadas Termas da Piedade por ter existido naquele local uma capela dedicada à Senhora da Piedade. Esta capela pertencia à Quinta da Torre que estava sob alçada da Ordem de Cister.


Por iniciativa dos Frades de Cister ergueu-se nestas paragens uma pequena casa, que ainda hoje existe,  onde os doentes se tratavam com essas belíssimas águas e respiravam o ar puro das matas da Serra da Vestiaria.


Trabalho elaborado por: Catarina Fialho, nº10, 7º F

Fonte: http://vestiaria.com/visita/monumentos.htm

Fotos: Dias dos Reis

Sem comentários: