sexta-feira, 19 de março de 2010

Alcobaça - Monumentos a visitar (2)


Alcobaça cresceu em redor de um castelo árabe e, depois, de um mosteiro cristão: entre os dois, um emaranhado de ruas de aspecto medieval ornamentadas de igrejas como a da Igreja da Misericórdia e a de Nossa Senhora da Conceição recorda-nos a sua história antiga.


Neste 2º Roteiro de Estudo, propõe-se a visita às antigas capelas e igrejas de Alcobaça, uma vez que a visita ao Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, foi proposta no 1º Roteiro de Estudo.


Igreja da Misericórdia



Situada ao fundo da Rua do Castelo, esta Igreja foi mandada erigir pelo Rei D. Manuel I no local ande existiu a Ermida de S. Vicente.

Em 1653 um violento tremor de terra que assolou Alcobaça derrubou-a por completo e por isso foi posteriormente reconstruída expensas do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, no séc. XVI. Mais tarde foi restaurada no séc. XIX.

O portal é do final da renascença, e tem frontão com óculo. Interiormente possui uma nave ladeada por balaústres, altar-mor e duas capelas colaterais. A imagem de Nossa Senhora do Carmo, bem pintada, está numa das capelas colaterais.


Igreja de Nossa Senhora da Conceição, a Nova



Foi iniciada a sua construção no ano de 1648, no local onde existiu a Igreja de Santa Maria a Velha, a primeira paroquial de Alcobaça.

Nesta última igreja residiram os primeiros cistercienses antes da construção do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. Então, segundo se julga, ali foram degolados cerca de 400 frades, numa das arremetidas dos mouros comandados por Miramulim. Quando da mudança dos frades para o Mosteiro estes levaram os restos mortais das vítimas que jazem em lugar desconhecido do Mosteiro.


Segundo a tradição, D. Sancho I viveu os últimos anos de sua vida em Santa Maria a Velha e ali morreu.

A Igreja da Conceição foi reedificada com novas dependências e um colégio, que posteriormente, foi instalado na ala esquerda do Mosteiro.

Esta igreja apresenta uma fachada vulgar, com frontão triangular com óculo, ladeada por dois pináculos e encimado por uma cruz. O seu portal é ornamentado. Interiormente tem uma só nave, 2 altares laterais e o altar-mor é revestido a talha dourada.


Capela de Nossa Senhora do Desterro


Fundada no séc. XVIII por Frei João Paim, que para o local mandou vir o corpo de Santa Constança, até então conservado em Roma. Constitui um bom exemplar da arquitectura barroca.

Dois pares de colunas salomónicas ladeiam o pórtico, sobrepujado de um óculo que interrompe o frontão. Os dois pilares da fachada são rematados acima da cimalha por pirâmides ornamentais e entre elas, ascende o corpo de nicho bem barroco, onde se abriga um grupo escultórico. Interiormente é forrada com azulejos do séc. XVIII.



Capela de Santa Ana



A pequena Capela centenária, tem empena triangular, encimada por uma cruz, ladeada por dois pináculos. Meio enterrada, só tem uma parte do portal e duas janelas à superfície.

Em tempos passados, as "peixeiras da Nazaré" quando vinham o pé para Alcobaça e passavam pelo local onde está erigida a capelinha, nunca deixavam de se persignar, em sinal de respeito e veneração à Santa Ana.


Trabalho elaborado por: Carolina Ramalho, nº 9, 7º F

Fonte: alcobaca.no.sapo.pt

Fotos: Dias dos Reis

Sem comentários: