domingo, 21 de março de 2010

Bárrio - sua História


A povoação do Bárrio fica situada a escassos quilómetros da Cela Nova. Foi uma antiga granja do Mosteiro de Alcobaça e segundo alguns historiadores, já foi habitada pelos mouros, encontrando-se lá perto,  ruínas de uma grande cisterna.

Aquando da elevação a freguesia, em 29 de Maio de 1933, o Bárrio iniciou um novo capítulo na sua história, constituindo, desde esse mesmo ano, a mais nova freguesia do concelho de Alcobaça. A visita a esta freguesia proporciona o desfrute de magníficas paisagens, quer a nascente com a bela e conhecida Serra dos Candeeiros, quer a poente com o mar, passando ainda pelos férteis campos do Bárrio, Cela Nova e Valado dos Frades.

Quanto à origem do topónomio, que se julga existir desde o séc. XII, pensa-se ter origem na palavra "barro", que é muito abundante na região. Porém Manuel Vieira Natividade, refere que a palavra Bárrio, provem da palavra "Bairro", parecendo ser esta a derivação mais correcta.

Trabalho elaborado por: Fabiana Crisóstomo Costa, nº 14, 7º F, Grupo 2

Fonte: wikipedia / http://www.freguesiabarrio.pt/ / Furtado Marques, Maria Zulmira; "Por Terras dos Antigos Coutos de Alcobaça", Alcobaça, 1994.

Sem comentários: