A Fonte da Senhora
A Fonte da Senhora, como ainda hoje é chamada, foi segundo a lenda o sitio onde a Virgem da Benedita apareceu. A sua existência vem de há muitos séculos e situa-se no “Vale da Senhora”. Segundo Frei Agostinho, existiu uma pedra na Fonte da Senhora na qual estavam marcados os passos da Virgem.
O Cruzeiro
O Cruzeiro do Largo P. José António da Silva, que dizem ser, o mais antigo cruzeiro da freguesia, embora se desconheça a data da sua construção e o seu verdadeiro significado. A tradição diz que foi erguido no local onde inicialmente se começou o construir a capela à Virgem da Benedita, e tendo a Capela de ser construída noutro local, ficou ali o cruzeiro a comemorar os estranhos factos.
Construído em alvenaria e pedra, tem a base constituida por cinco degraus em quadrado, com um marco redondo a cada canto e por cima um soco oitavado, a partir do qual se ergue a coluna vertical, redonda e encimada por outro soco que tem a parte superior em cruz.
Nele encontramos a descrição, "Ano dos Centenários 1140/1640/1940".
Capela do Bairro da Figueira
Diz a tradição que no Bairro da Figueira, existia uma capela devotada a Santo Amaro, que foi uma das primeiras ermidas ou Casa de Oração dos Frades de S. Bernardo.
Ainda segundo a tradição teria sido, esta capela, um dos primeiros espaços dos Monges de S. Bernardo, embora se desconheça a sua data de fundação. Foi sendo reconstruída e modificada ao longo dos séculos, mas ainda conserva o antigo alpendre, se bem que modernizado.
Trabalho realizado por: Sara Serrazina, nº 23 (Grupo 2).
Fonte: Albuquerque, Maria Zulmira;“Por terras dos antigos coutos de Alcobaça”; 1994, Tipografia Alcobacense.
Sem comentários:
Enviar um comentário