segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Évora de Alcobaça - sua História


Antiquíssima vila dos Coutos de Alcobaça, tem o seu passado de Évora de Alcobaça estará sempre ligado à Ordem de Cister, cujos abades fundaram o Mosteiro de Alcobaça, exercendo a partir daí jurisdição sob uma vasta área em seu redor.

Esta freguesia era uma das muitas que faziam parte dos Coutos de Alcobaça, pelo que, durante muito tempo, foi conhecida como Évora Couto. Foi vila e sede de concelho entre 1332 e o início do século XIX. Évora recebeu foral de Abade D. Martinho em 1332, renovado por D. Manuel I em 1 de Outubro de 1514.

Embora seja uma freguesia de que historicamente menos se conhece, Évora de Alcobaça, possui no entanto várias versões em relação à sua origem.

Uma dessas versões diz-nos que a origem de Évora de Alcobaça advém dos “Eburon”, povo que viveu na Península Ibérica, ou nos povos árabes, que no séc. VIII demandaram terras lusitanas. Outra versão, diz que a palavra Évora, é corrupção de “evra” (erva), que o Cardeal D. Henrique mandava buscar à povoação para os seus cavalos. Uma terceira versão, conta-nos que a povoação já existia, sob o domínio romano com o nome de Eburóbriga. Esta talvez seja a versão, que mais se aproxima da verdade.

Mais tarde os Frades da Ordem de Cister viriam a desenvolver extraordinariamente, toda a área de que eram donatários. Assim, a freguesia teve, nesta altura, uma Misericórdia, uma Companhia de Ordenanças com um capitão e as respectivas autoridades de justiça. O Pelourinho que aí existia e que simbolizava essa mesma justiça foi retirado em 1875 por vontade da população e encontra-se hoje no Museu do Carmo, em Lisboa.

Trabalho elaborado por: Adriana Filipa Coelho Ferreira, nº 1.
 
Fonte: Wikipédia

Sem comentários: