segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Évora de Alcobaça - Monumentos a visitar

Igrela Paroquial de S. Tiago o Velho


Templo gótico, reformado no séc. XVI, é dedicado a Sant’Iago Velho. Na fachada principal, com empena de bico, rasga-se um portal manuelino de arco abatido com decoração vegetalista, esfera armilar, cruz de Cristo e armas reais.

Na fachada sul abre-se uma porta manuelina de verga quebrada, coroada pela cruz de Cristo. Ainda na fachada sul há um interessante baixo-relevo transbordante de simbolismo, provavelmente do séc. XV, representando um cavaleiro de S. Tiago, um sol radiado, uma estrela e uma meia-lua.


No seu interior, a Igreja Matriz de Évora apresenta uma nave coberta por madeira com capela-mor em abóbada de berço, coberto a estuque. Duas capelas laterais recriam um espaço de transepto. A pia baptismal de base octogonal é uma peça de escultura manuelina decorada com encordoados e boleados e de onde sobressai uma cinta com enormes rosetas.


Capela da Mesericórdia


A Capela da Misericórdia ou do Senhor dos Passos, é uma capela manuelina, de pequenas dimensões, com planta longitudinal e uma só nave, com portal axial. Apresenta dois portais, um na fachada principal e outro do lado sul, sendo o primeiro manuelino.


A provável época de construção do templo, é o séc. XVI, mas mais tarde recebeu alguns elementos em estilo renascentista, no séc. XIX, com a feitura do retábulo-mor. A sua imagem do Senhor dos Passos, foi provavelmente trazida do Brasil.


Tem como características particulares, uma acentuada discrepância entre os volumes exteriores, com o corpo da capela-mor bem acentuado e interior com o altar-mor rasgado na espessura do arco triunfal. O portal, juntamente com o da Matriz de Vestiaria, é considerado como o que de melhor foi feito em portais exteriores na região dos Coutos a partir do Séc. XVI.

Fonte: Lurdes Perdigão, in http://www.monumentos.pt/Monumentos/forms/002_B1.aspx 


Cruzeiro I



O Cruzeiro de Évora de Alcobaça, tem um enquadramento urbano, situa-se no adro da Igreja. E de arquitectura religiosa com a utilização inicial devocional.

A base assenta sobre plataforma quadrangular com inscrições latinas de 4 faces. Coluna monolítica de fuste octogonal, com motivos vegetalistas na zona inferior; capitel em pirâmide quadrangular truncada, sobrepujado por cruz latina.


Cruzeiro II


Num enquadramento rural, localiza-se junto a uma estrada secundária com casario nas proximidades. Arquitectura religiosa, teve como utilização inicial o culto. É um cruzeiro de caminho.

Tem soco quadrangular, escalonado em dois degraus sobre enrocamento, base cúbica; coluna de fuste octogonal, possuindo na zona inferior dois anéis circulares; cruz latina espinhosa.

Trabalho elaborado por: Adriana Filipa Coelho Ferreira, nº 1.

Fonte: Monumentos de Évora de Alcobaça.mht

Fotos: Dias dos Reis

Sem comentários: