quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Chiqueda - Monumentos e locais a visitar

Capela de Nossa Senhora do Carmo


Em Chiqueda, junto ao rio Alcoa, onde antigamente as mulheres lavavam a roupa, existe uma antiga e linda ermida da invocação a S. Brás, com imagem de vulto.

Esta capela tem igualmente a imagem de Nossa Senhora do Carmo, cuja festa solene se celebra anualmente na quinta-feira de Ascenção.

Assim na aldeia de Chiqueda, é realizada uma festa anual, na quinta-feira da Ascensão ou quinta-feira de Espiga, que acontece sempre 40 dias depois da Páscoa. Esta festa é denominada de Festa da Espiga, cujos lucros revertem para as obras da capela da região, assim como para melhoramentos do recinto da festa.

Desde há muitos anos existe a tradição nos arredores da Alcobaça, de na quinta-feira de Ascensão se ir até Chiqueda à apanha da espiga. Associada a esta comemoração realiza-se também uma festa junto à Capela de S. Brás, em honra de Nossa Senhora do Carmo.


Antigamente a apanha da espiga, era feita a caminho de Chiqueda e fazia-se um ramo de papoilas, espigas de trigo, oliveira e um malmequer.

Juntavam-se vários grupos que iam a pé levando um farnel para comerem quando chegassem. Chiqueda era assim o local do grande encontro, havendo ranchos, sardinhada, baile, etc.

O ramo era guardado e uma vez chegados a casa punha-se a secar atrás da porta, sendo renovado todos os anos para que não faltasse pão (espigas de trigo), azeite (oliveira), alegria (papoilas), e sorte (malmequer).

Hoje, ainda se cumpre esta tradição, embora a apanha da espiga tanha caído um pouco em desuso e seja feita nos campos ali à volta, ou num passeio ao Poço Suão (ou Poço Ão). A festa tem parte religiosa celebrando-se uma missa, havendo arraial com quermesse, serviço de restaurante e bailes muito concorridos.


Poço Suão ou Poço Ão


À saída de Chiqueda em direcção aos Moleanos depois de passarmos pelo rio Alcoa à esquerda, existe uma estrada que tem a indicação de Poço Suão, se seguirmos por essa estrada até acabar, iremos encontrar a nascente do rio Alcoa, num vale denominado, vale da Ribeira do Mogo.

Se continuarmos a andar a pé por um caminho que serpenteia pelo vale, encontramos a cerca de 300 metros mais à frente o Poço Suão. Trata-se de uma gruta onde podemos observar o braço de água subterrâneo que alimenta a nascente do rio Alcoa.

Trabalho elaborado por: Fabiana Crisóstomo Costa, nº 14, Grupo 2.

Fonte: www.jf-aljubarrota.pt

Sem comentários: