quinta-feira, 6 de maio de 2010

Póvoa - Monumentos a visitar

Capela de Nossa Senhora da Graça


No lugar da Póvoa existe a Capela de Nossa Senhora da Graça, cujo fundador e promotor foi Pêro Neto, ilustre filho da Póvoa, mercador da cidade de Ormuz e pessoa de grandes recursos adquiridos pelas funções de estado que prestou na Índia.

Vendo-se doente e temendo falecer da doença que sofria, fez um testamento beneficiando a sua terra natal à qual legou a sua fortuna pessoal através da Misericórdia de Lisboa onde se encontram arquivados os documentos deste acto.

Esta Capela, pelo facto de possuir avultados rendimentos que vieram à sua posse por testamento, financiou durante muito tempo o Mosteiro de Santa Maria de Cós e as suas Monjas de Cister, em virtude de estarem naquela época em extrema pobreza. A Capela foi construída na época quinhentista e a sua fundação aconteceu entre 1601 e 1637.


Dentro da Capela o altar principal, é em talha dourada barroca, do final de seiscentos, com colunas salomónicas, nicho, uma imagem da Virgem com o Menino e enquadra também alguma pinturas em madeira do séc. XVII.

Nas tábuas figuram Santa Escolástica, Santa Bárbara, Santa Umbelina e outras monjas santas da Ordem Beneditina.


Fonte de Santa Margarida


Muitas são as nascentes e fontes de água fresca e pura nesta zona. Muitas são também as lendas associadas essas águas santas que curavam doenças e brotavam de fontes milagrosas.

Também a Fonte de Santa Margarida, em Póvoa, padece da mesma fama. Contam os antigos que a água é de tal maneira boa, que os médicos nos tempos da febre pulmónica diziam não ser preciso ferver.

  
Ermida do Bom Jesus do Calvário ou Ermida de Santa Rita


Num dos mais belos pontos da região, um morro fronteiro a Cós, encontramos a Capela de Santa Rita. Ali, a paisagem é magnifica devido à altitude do local avista-se as várias localidades da freguesia, desfrutando-se da beleza que este panorama oferece.


A Capela, em si, é de uma só nave e a porta de entrada tem as armas dos Abades de Alcobaça e do reino. Lá dentro tem a capela-mor e dois altares laterais, dedicados à Santa Rita e à Senhora da Piedade. O tecto é de abóbada, pintado a amarelo dourado com ornatos e máscaras.

Local também de interesse único é o carreiro que dá acesso á capela, encontrando-se aí um Cruzeiro, tendo sido mandado construir devido á aparição de “Jesus Crucificado”, a uma das Monjas do Mosteiro, cujo nome era Rita. A edificação da capela deve-se a este facto.

Esta antiga Ermida do Bom Jesus do Calvário, também conhecida por Capela de Santa Rita, é uma obra do final do séc. XVIII.
 
Fonte: http://www.jfcoz.com / http://alcobaca.no.sapo.pt/

Trabalho elaborado por: Patrícia Santos Serrazina, nº 20, 7º F.

Sem comentários: