quinta-feira, 6 de maio de 2010

Cós - sua História


Cós foi uma das vilas dos Coutos de Alcobaça, é uma povoação muito antiga, cujo nome foi atribuído aos Fenícios.

Este povo, tal como os cartagineses, debandaram estas paragens e aí penetraram através da Lagoa da Pederneira, atingindo uma terra a que deram a designação de Cós, em homenagem a uma ilha do mesmo nome, situada no arquipélago das Sporades (Ásia Menor) cuja configuração era semelhante. Seja como for, o que se julga é que em meados do século VII a.C. os fenícios fundaram esta colónia, perto de Alcobaça, que então não existia.


Cós foi objecto de cobiça pela situação estratégica que ocupava na antiga Lagoa da Pederneira e pela riqueza dos seus campos.


Na Baixa Idade Média, em 1250, os Monges Cistercienses de Alcobaça, detentores de inovações agrícolas vindas de além Pirenéus, iniciaram um trabalho inteligente que promoveu o desenvolvimento destes campos e o seu repovoamento, tal como sucedeu com Aljubarrota e Alvorninha.


Recebeu foral de D. Manuel I em 1514 e teve um pelourinho, que infelizmente hoje já não existe. Junto à Igreja da Misericórdia houve uma cadeia, o que prova que tinha justiça própria.

Actualmente Cós é mais conhecida pelo famoso Convento das Monjas Bernardas que, apesar de bastante arruinado, contém uma igreja extremamente interessante e preservada.

Fonte: "Por Terras dos Antigos Coutos de Alcobaça", Maria Zulmira Albuquerque Furtado Marques, Alcobaça, 1994.

Trabalho elaborado por: Sara Félix, nº 24, 7º F.

Sem comentários: