sexta-feira, 16 de abril de 2010

Vale de Maceira - sua História


A povoação de Vale de Maceira é uma aldeia portuguesa que pertence à freguesia de Alfeizerão, situada junto à estrada nacional que liga as Caldas da Rainha a Alcobaça, bem perto da derivação para S. Martinho do Porto.
O seu nome provém da sua localização num vale onde os Monjes de Cister produziam maçãs. As numerosas Macieiras (do antigo,maceiras), ai existentes pertenciam aos Monges de Cister. Segundo um natural do lugar, o antigo nome desse vale era Vale de Maceiras dos Coutos de Alcobaça.

Nesta pequena aldeia situa-se também uma paragem da antiga "malaposta", e é ainda possível ver o Arco de acesso à Malaposta.

A Partir de 1855 e até cerca de 1864 a “Quinta de Vale de Maceira” foi um dos locais escolhidos pelo estado para servir a malaposta.

Os proprietários, Auréliano Pedro de Souza e Sá e Francisca Perpétua de Souza e Sá, na altura casados, arrendam parte da Quinta ao estado.

A povoação de Vale de Maceira cresceu à volta da estação da malaposta. Neste local paravam os nossos antepassados, os nossos avós, quando iam de Lisboa ao Porto por aí passavam, em venturosa viagem, que se prolongava por três longos dias.


Existem registos de delegações provenientes de Alfeizerão que aqui se deslocavam para receber a realeza que, em trânsito para norte, parava na estação.

Da antiga estrada Real que aqui passava, resta o troço que, vindo da Quinta da Mota, atravessava a povoação até à estação da malaposta.

Nesta povoação ainda hoje se encontra o mais concreto testemunho das grandes jornadas de outros tempos, quando a tracção animal era rainha e senhora da estrada.

Aí existia uma “estação” de muda de carruagens da malaposta, que circulavam entre as duas principais cidades do País. Segundo Godofredo Ferreira, em "A malaposta em Portugal", "...a 6ª estação de muda era Vale de Maceira onde se efectuava uma nova muda de animais e entrega do correio que se destinava à próxima povoação de São Martinho do Porto”.

Naquela época. a existência de casas que reunissem as condições indispensáveis ou fossem facilmente adaptáveis, eram usadas como malaposta, pois era forçoso mudar de cavalos, nestas viagens longas e morosas.

Trabalho elaborado por: Pedro Rafael, nº 22, 7º F, Grupo 1.

Fonte: psyspace.wordpress.com / Furtado Marques, Maria Zulmira Albuquerque, "Por Terras dos Antigos Coutos de Alcobaça", Alcobaça, 1994.

Sem comentários: