quarta-feira, 14 de abril de 2010

Salir de Matos - Monumentos e locais a visitar

Igreja de S. António ou Igreja Paroquial


A construção da Igreja de S. António, data de 1757 e sofreu obras de remodelação em 1994.Tem como padroeiro S. António, daí o seu nome.

O prospecto exterior do templo, apesar do alpendre, é banal. Interiormente tem a cobrir a nave, um tecto de madeira de três planos, com quinze painéis de pinturas todas diferentes, denunciando um artista popular.


Possui uma escultura em pedra de S. António, do séc. XVIII, que se encontra num nicho da nave. Tem um altar-mor e dois colaterais sem grande interesse e uma viga divisória das naves e o coro-alto em betão. Os muros exteriores acompanham o declive do terreno.


Quinta do Formigal


A Quinta do Formigal fica situada nas proximidades de Salir de Matos e também toma a designação de
No caminho de Caldas da Rainha para Salir de Matos também encontramos com um portão ensimado por um nicho com um busto de aspecto bastante antigo, que é o portal da quinta. 

A poucos quilómetros de Caldas da Rainha e na mesma estrada, surge-nos a povoação do Couto, que segundo alguns seria o limite dos Coutos de Alcobaça. Porém a povoação, estava integrada naquela época nas "Terras da Rainha". 



Capela da Quinta de Nossa Senhora da Piedade


A Quinta da Piedade conserva uma capela de extraordinária beleza, a Capela de Nossa Senhora da Piedade.

Esta Ermida de Nossa Senhora da Piedade, surge com uma nesga da pirâmide parcialmente despida de belíssimos azulejos, a única parte visível da capela na moldura densa e verde que lhe confere um ar de recolhimento e de irremediável abandono.

Portas escancaradas, silvas, musgo e mato, vestígios silenciosos da destruição de um dos mais belos templos da região, que lamentaremos um dia, quando for demasiado tarde e não restar pedra sobre pedra.


Por enquanto, ainda se vai a tempo de se observar a elegância da pirâmide, com as formas geométricas e as cores quentes do tecto, com o magnífico frontal do altar do início do século XVII, com o brasão das armas da família Garcez, ramagens floridas e aves de gosto exótico inspirado nos motivos hindus. O Frontal de Altar, forrado a ajulejos apresenta um medalhão heráldico.

Merecem ainda visita algumas capelas da região em redor de Salir de Matos, como as Capelas de Barrantes, erigida em honra de Santa Maria Madalena; Casal da Areia, erigida em honra de Nossa Senhora da Conceição; Infantes, erigida em honra de Todos os Santos; São Domingos, erigida em honra de São Domingos; Trabalhia, erigida em honra de São Sebastião; Guisado, erigida em honra de Nossa Senhora do Rosário.

Trabalho elaborado por: Celina Machado, nº 12, 7º F, Grupo 3 e Margarida Machado, nº18, 7º F, Grupo 5.

Fonte: Furtado Marques, Maria Zulmira Albuquerque, Por Terras dos Antigos Coutos de Alcobaça, Alcobaça, 1994 / http://www.cm-caldas-rainha.pt/

Sem comentários: