segunda-feira, 19 de abril de 2010

São Martinho do Porto - Monumentos e locais a visitar

Igreja Matriz ou Igreja Paroquial de S. Martinho


Templo datado do século XVIII. Em seu interior destaca-se, por detrás do altar, uma tela de grandes dimensões, pintada a óleo, com a imagem do milagre de São Martinho.

Templo modesto, sem primor arquitectónico, salvo uma banqueta de altar de metal lavrado que figurou em 1950 na Exposição de Arte Sacra de Leria e a imagem de um Cristo crucificado.


Esta igreja é de invocação de S. Martinho, santo que segundo a lenda, num dia de tempestade, para agasalhar um pobre que morria de frio, tirou a capa e com ela embrulhou o infeliz. Deus, comovido com a bondade de Martinho, fez um milagre. Assim,  em pleno mês de Novembro, fez descobrir um sol ardente como se em pleno Verão estivéssemos…

É por isso que, nos princípios de Novembro, surge o “Verão de S. Martinho”, que geralmente ocorre entre os dias chuvosos que pronunciam o Inverno.



Capela de Santo António


A Capela de Santo António situa-se num cabeço próximo à praia de Santo António e é um pequeno templo no alto de um morro, que tem por nome o do Santo.

Segundo consta, a sua origem remonta à época muçulmana ou árabe, altura em que teria sido erigida uma mesquita. Com a reconquista cristã, esta mesquita teria sido destruída e em seu lugar teria sido construída a actual capela.

Santo António, do alto da sua capelinha, foi o refúgio e amparo dos pescadores nas horas difíceis. Escondidas no imaginário ficaram as lendas e superstições relacionadas com esta capela. O seu interior é simples, decorado com apenas duas imagens, a do padroeiro e a da Virgem.

No exterior existem painéis de azulejos azuis e brancos, representando a lenda do milagre da formação do "lago", ou seja, a baía de São Martinho do Porto.

Trabalho elaborado por: Carolina Ramalho, nº 9 e Sara Félix, nº24, 7º F.
 
Fonte: Furtado Marques, Maria Zulmira Albuquerque, "Por Terras dos Antigos Coutos de Alcobaça, Alcobaça, 1994./ www.smartinhoporto.com/monumentos

1 comentário:

Antonio disse...

Olá, boa tarde,

Olhem que a imagem que vocês têm aqui, identificada como sendo a igreja de São Martinho, não está correta.

Saudações.AReis