quinta-feira, 22 de abril de 2010

Famalicão da Nazaré - sua História


aldeia de Famalicão dista apenas 8km da sede de concelho. No sopé da Serra da Pescaria e rodeada de férteis campos.
Para esta povoação migraram os habitantes de Paredes, quando o porto foi assoreado, antes de se dirigirem para a Pederneira, que acabou por ter o mesmo destino. De cariz essencialmente rural e agrícola, Famalicão tem assim o seu povoamento, ligado aos habitantes de Paredes da Vitória, que no início do século XVI, aqui se vieram fixar, trazendo com eles o culto de Nª Sra. da Vitória, o que provocou atritos entre os novos e os antigos moradores.

Até ao século XVIII, Famalicão estava dividido em Famalicão de Baixo e Famalicão de Cima. O primeiro pertencia a Alfeizerão e o segundo à Pederneira, e para o qual vieram os habitantes de Paredes..

Foram os habitantes das Paredes da Vitória que se instalaram inicialmente em Famalicão, mais propriamente na parte superior da estrada da divisória da aldeia (mais longe das doenças que na altura surgiram na Cela). Estes habitantes vindos das Paredes trouxeram consigo o culto de Nossa Senhora da Vitória.

Isto veio formar rivalidades entre os novos povos e os antigos, ligados a Alfeizeirão. O resultado desta luta de rivalidades foi a "vitória" de Famalicão de Cima. A partir desta altura a povoação de Famalicão reuniu-se no culto comum a Nossa Senhora da Vitória, celebrada todos os anos no mês de Agosto.

Tal como a Pederneira, Famalicão também fazia parte dos domínios dos Monges de Cister, tendo sido vigararia de apresentação do Mosteiro de Alcobaça, passando posteriormente a priorado.

Actualmente, Famalicão é uma povoação em contínuo desenvolvimento, que tem como base económica a agricultura e a fruticultura, sendo a indústria de fibras de madeira e da cerâmica um pólo de crescimento da freguesia.

Fonte: www.cm-nazare.pt / Wikipédia

Sem comentários: