segunda-feira, 22 de março de 2010

Valado dos Frades - sua História


O Valado dos Frades é uma vila e freguesia portuguesa do concelho da Nazaré. Desde a sua fundação que o Valado pertencia à Pederneira, mas em 1855, face a uma reforma administrativa, passou a fazer parte de Alcobaça.

O Concelho da Pederneira foi restaurado em 1898, e em 1912 passou a chamar-se Concelho de Nazaré, passando o Valado à categoria de freguesia.

No Valado existiu uma das principais Granjas dos Coutos de Alcobaça, a Quinta do Campo, que ainda existe e é hoje um hotel rural.


O seu topónimo, segundo alguns deriva de "velado" (verbo velar) por neste lugar ter existido um frade cuja função era "velar" ou "Vigiar", a agricultura e matas dos campos que pertenciam ao Mosteiro de Alcobaça. Segundo outros, por nos campos à sua volta, existirem muitas valas (campos valados), para a sua drenagem. Quanto a "dos Frades", deve-se à presença dos Frades de Cister que se instalaram no Valado, por volta da segunda metade do séc. XVIII na Ermida do Padroeiro S. Sebastião

Desde então os frades da Ordem de Cister realizaram uma obra de colonização agrícola, exercendo a sua autoridade através da ainda existente Quinta do Campo. Segundo reza a história foi aqui que estes frades esconderam um valioso tesouro durante as Invasões Francesas.

Segundo alguns historiadores, os frades da Ordem de Cister teriam ali fundado uma Escola Agrícola, que foi frequentada por muitos estrangeiros, nomeadamente franceses, que ficaram interessados nas modernas técnicas agrícolas ali desenvolvidas.


O Valado dos Frades é hoje uma vila, onde uma pequena minoria, ainda segue a tradição da agricultura, principalmente no cultivo de cenouras, batatas, couves, feijão verde e outros produtos hortícolas. As terras do Valado ainda hoje são férteis, em parte por ser rodeado pelos rios da Areia, Alcôa, rio do Meio e das Tábuas, que favorecem uma rega farta.

Mas o que permitiu na realidade o desenvolvimento económico da freguesia, foram as fábricas de faianças e de porcelana, todas elas exportadoras, que abriram vários postos de trabalho aos valadenses e ao resto da população do Concelho da Nazaré. No entanto a crise nacional e internacional, que se vive no presente, foi a razão pela qual, muitas delas terem que fechar as suas portas.

Trabalho elaborado por: Carolina Ramalho, nº9, 7º F, Grupo 1.

Fonte: www.valadoalcobaça/historia.com

Fotos: Dias dos Reis

Sem comentários: