domingo, 21 de março de 2010

Cela Nova - Monumentos e locais a visitar


Igreja Paroquial de Santo André


O primeiro lugar de culto que existiu na Cela estava completamente em ruínas, quando D. Manuel I mandou edificar no mesmo local uma nova igreja, dedicada a Santo André.

Da primitiva construção desse templo pouco resta e da última grande reconstrução efectuada em 1909 foi-nos deixada a talha barroca setecentista do altar-mor, a pia baptismal do séc. XVI e as seis gárgulas com formas de animais que guarnecem os flancos do templo. A Capela-mor é de abóbada e no altar está colocada a imagem do padroeiro Santo André.

Santo André foi um apóstolo de Jesus Cristo, natural de Betsaida e padroeiro de muitas igrejas em Portugal. Foi com o seu irmão Simeão, discípulo de João Baptista.


Chamado por Jesus “abandona tudo e segue o Mestre”. Raramente Santo André é nomeado no Evangelho, mas é um dos que interroga Jesus sobre o fim do mundo. É também ele que anuncia a Jesus que um jovem tem cinco pães e dois peixes, com os quais será realizado o milagre da multiplicação dos pães.

Com Filipe faz de intermediário entre Jesus e os gregos. O nome de Santo André nunca mais se lê no novo testamento. Nada se sabe ao certo sobre o seu apostolado, mas antigas tradições dizem que evangelizou o Sul da Rússia e os Balcãs, vindo a ser crucificado na Grécia, no Acaia. São-lhe atribuídas, ao morrer, as belíssimas considerações sobre o amor à cruz.



Trabalho elaborado por: Pedro Rafael, nº 22, 7º F, Grupo 1.

Fonte: http://cela-nova.blogs.sapo.pt/


O Pelourinho


O Pelourinho foi construído em 1514, é por isso um monumento quinhentista erigido quando era Administrador Particular da região, D. Jorge de Melo.

É um dos símbolos do poder municipal mais simples dos Coutos de Alcobaça, sendo constituído por um cilíndrico liso, assente sobre três degraus circulares. A cerca de um metro acima do 3º degrau aparece um espigão de ferro com um orifício na extremidade.

Até dois palmos abaixo do espigão o fuste está desgastado (segundo se crê pelo roçar das correntes dos condenados, presos ao espigão de ferro). No capitel cónico sobressaem as armas dos D. Abades de Alcobaça e a esfera dos descobrimentos.

O remate é feito em forma de pinha simples (pirâmide de quatro faces). Na face voltada ao Norte, possui uma esfera armilar e na face voltada a Sul, um escudo (ou brasão do Mosteiro). Estas faces estão cobertas por uma coroa. As outras duas faces estão ornamentadas com o motivo de empenas de igreja.


A Tríade



Um conjunto de três cruzes latinas, de perfil rectangular, destaca-se de forma relevada num edifício, de uma casa antiga junto à Igreja de Santo André. Segundo se crê, estes simbolos estão ligados ao culto do Espirito Santo e à Santissima Trindade.

Esta tríade em baixo relevo, compõe-se com 3 cruzes, assentes em peanhas em forma de campânula invertida alada com alargamento na base, sendo a do centro, de maior altura, lanceolada, apontada em semi-circulos, ladeada por duas cruzes de hastes flordelizadas. As cruzes são alinhadas pelo topo do braço superior.

Trabalho elaborado por: Beatriz Santos, nº 7, 7º F

Fonte: www.celanova-alcobaça.com/monumentos

Fotos: Dias dos Reis

Sem comentários: