Ao lado da entrada do Mosteiro, do lado esquerdo, por onde terminam habitualmente as visitas ao Mosteiro, encontra-se a Sala dos Reis, onde se encontram as imagens de várias figuras régias.
Na Sala dos Reis, encontram-se em cima de pedestais, colocadas a meia altura da sala, as 19 estátuas dos reis de Portugal desde D. Afonso Henriques, até D. José I.
As estátuas são obras em barro policromado dos monges barristas. A sequência de reis não está terminada devido à expulsão das ordens religiosas e ao facto do Mosteiro ter ficado desabitado.
A sala é decorada com azulejos que retratam acontecimentos de alguns episódios da história de Portugal e do Mosteiro.
Nos azulejos azuis, datados do último terceto do século XVIII, que revestem as paredes da Sala dos Reis, representou-se a história da fundação do Mosteiro de Alcobaça. Nesse local, encontra-se também um grupo de estátuas de D. Afonso Henriques, de São Bernardo de Claraval e do Papa Inocêncio II que representam a coroação imaginária do rei português no ano de 1139.
Nesta sala, encontra-se agora também, a loja do Mosteiro.
Fonte: Wikipédia
1 comentário:
7ºF. Sigo com interesse este vosso trabalho! O vosso blog está muito bem organizado. Continuem a empenhar-se porque é muito importante conhecer o nosso passado e compreender as "marcas" que outros foram deixando para nós. Que a magnífica obra cisterciense vos inspire na superação das vossas dificuldades . Estou certa que estais " à altura" deste e de outros grandes desafios.
Enviar um comentário