terça-feira, 9 de março de 2010

Claustro do Poente - Mosteiro de Alcobaça


Este claustro englobava, durante a época medieval, as salas dos irmãos leigos que aí tinham o seu refeitório. Além disso, existiam nesse local as despensas do Mosteiro.

Os irmãos leigos tinham acesso à igreja por um caminho próprio, que se encontra hoje em dia na porta da entrada da Sala dos Reis. Durante as missas, estava-lhes destinada a parte de trás da igreja.

A partir do século XVI, a área dos irmãos leigos foi totalmente transformada. O cardeal D. Henrique (Abade de Alcobaça de 1540 a 1580), mandou construir, nesse local, o Palácio da Abadia com a ordem de que, após a sua morte, essas salas fossem utilizadas para o alojamento de convidados.

Após a sua morte, existem provas da existência do albergue (também no piso superior), da Sala das Conclusões e da Sala dos Reis.

Na Sala das Conclusões encontravam-se as estátuas dos reis portugueses que, entre os anos de 1765 e 1769 foram mudadas para a actual Sala dos Reis que, anteriormente, tinha servido de capela. Mais tarde, a Sala das Conclusões serviu como arquivo e, na época moderna, foi usada pela Repartição das Finanças.

Este claustro pode observar-se muito bem das janelas ou varanda do Dormitório.


Fonte: Wikipédia

Sem comentários: