segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Vimeiro - sua História

A poucos quilómetros abaixo de Santa Catarina, já no concelho de Alcobaça, aparece-nos a povoação do Vimeiro.

O Vimeiro teve um povoamento pré-histórico importante, do qual surgiram no nosso século abundantes vestígios. Segundo José Diogo Ribeiro, foram encontrados na Quinta do Vimeiro diversas lápides de mármore e, no sítio denominado Cidade de Lilaia, uma série de fragmentos cerâmicos. Por volta de 1930, ao ser perfurado um poço num quintal da freguesia surgiram dois utensílios do período neolítico, uma faca de grandes dimensões e um machado pequeno.

No entanto, a povoação já existia em 1296, e segundo a demarcação das Igrejas dos Coutos, é citada por Frei Furtunato de Boaventura.


A palavra vimeiro, deriva de vime, forma vegetal muito abundante numa zona ainda inculta e deserta nos primeiros séculos da nossa monarquia. Algumas teorias apontam mesmo para o despovoamento total desta região no período anterior à Reconquista cristã.

O posterior repovoamento da zona alcobacense deveu-se ao Mosteiro de Alcobaça, que em meados do século XII recebeu de D. Afonso Henriques carta de couto. Esse repovoamento fez-se sob a forma de casais isolados, grande parte deles provenientes do norte do país.

O Vimeiro, hoje sede de freguesia, terá começado por ser uma vasta propriedade privilegiada, pertença do Mosteiro Cisterciense. Aliás, no século XIII, a povoação é denominada “Granja do Vimeiro” o que demonstrar que aquele local foi cultivado como cabeça de uma granja.

Trabalho elaborado por: Catarina Fialho, nº10 (Grupo 1)

Fonte: Wikipédia /  Furtado Marques, Maria Zulmira Albuquerque;“ Por Terras dos Antigos Coutos de Alcobaça”; Alcobaça 1994.

Sem comentários: