quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Turquel - sua história


Foi vila e sede de concelho entre 1352 e 1836. Era constituído pela freguesia da sede do concelho e da Benedita.

À semelhança de outras povoações que pertenceram aos Coutos de Alcobaça, também em  Turquel há marcas de idílicas lendas mouriscas, apesar de não subsistirem vestígios reais da presença dos seguidores do Corão, muito embora se lhes devam a introdução de técnicas de extracção do azeite, do regadio, da moagem, etc..

A povoação teve a primeira Carta de Povoação em 1314, dado por Frei Pedro Nunes, teve foral manuelino 200 anos mais tarde, de 1513 A vila nessa época tinha o nome de Vila Nova de Turquel. Era uma das treze vilas dos coutos dos Monges de Cister, de Alcobaça.


No entanto a sua história remonta a tempos pré-históricos, como demonstram os achados do período neolítico, em especial da idade do cobre e do bronze. Existem também grutas pré-históricas, como a "Casa da Moira", "Cova da Ladra", "Algar de Estreito", "Algar de João Ramos" e "Buraco de Moniz", as sepulturas da idade do bronze e as antas.

A vila e seu termo pertenceram outrora à paróquia de Santa Maria de Aljubarrota. Por esta ficar muito longe, o povo solicitou em 1528 provisão do comendatário do Mosteiro de Alcobaça, que nessa altura era o Cardeal Infante D. Afonso, para que a vila tivesse capela própria, que teve deferimento.

Assim, em 1528, foi erguida uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, logo convertida em paróquia. Passados alguns anos, o Cardeal Infante D. Henrique, separou-a definitivamente de Aljubarrota e constituiu a vigararia de Turquel.


O nome da povoação, "Turquel", pode ter  tido várias origens. Em grego a palavra "Trokle", significa caverna e de facto existem muitas cavernas notáveis na região.

No livro "Memórias de Turquel", de José Diogo Ribeiro, refere: "Alargando-se a povoação pelo dorso de uma colina que na parte meridional se eleva em forma de um cabeço e desta circunstância lhe advém o nome, cujas formas antiquadas, Turuquelo ou Turuquel, bem podiam ser diminutivos do vocábulo céltico turuco, que significa monte. Ainda há a hipótese destas palavras derivarem das palavras tutur querula, uma vez que tutur ou turturella, significam rola, ave que aparece na mão do Menino Jesus, que se encontra ao colo de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Turquel".

Trabalho realizado por: Sara Cristina Nazaré Serrazina, nº23 (Grupo 2)

Fonte: Marques, Maria Zulmira Albuquerque Furtado; “ Por Terras dos Antigos Coutos de Alcobaça”; Alcobaça 1994.

Sem comentários: