Capela de Santo António
A Capela de Santo António, sobranceira à praia, na parte norte da vila, é dedicada a Santo António. Foi mandada construir, em 1861, pelos pescadores e às suas expensas. Para tal descontavam 1% dos seus ganhos como “dinheiro da Santa”.
A fachada principal é completamente revestida de azulejos azuis e brancos, tem, a meia altura, um registo de azulejos onde figura o seu orago.
O Portal, inscrito em duas arquivoltas, é sobrepujado por uma rosácea. O interior de nave única, é coberta por tecto de caixotões de madeira e paredes revestidas por um silhar de azulejos azuis e brancos.
A capela-mor, de cobertura em abóbada de berço, é sobreposta por frontispício, interrompido pelo escudo de armas, sobre quatro colunas coríntias, que rodeiam a imagem de Santo António.
Capela de Nossa Senhora dos Aflitos
Pequena capela rectangular, de espaço único e amplo. Foi construída em 1760, a mando dos Monges Cistercienses de Alcobaça, e dedicada ao culto de Nª Sra. dos Aflitos.
A fachada encontra-se revestida a azulejos de padrão, azuis e brancos, com portal de arco quebrado e sobrepujado por um óculo. O conjunto é rematado por uma graciosa torre sineira.
O interior é revestido por um silhar de azulejos de padrão floral, em tons azuis, amarelos e brancos. Nas paredes laterais do altar-mor, encontram-se dois painéis figurativos, representando, do lado da Epístola, a “Estigmatização de S. Francisco” e, do lado do Evangelho, “Santo António e o Menino Jesus”. O altar-mor apresenta colunas pseudo-salomónicas de capitéis cúbitos e, ao centro, uma maquineta com a Imagem do Orago.
Fonte: http://www.cm-nazare.pt/
Fotos: Dias dos Reis
Trabalho elaborado por: Carolina Ramalho, nº 9, 7º F, grupo 1.
Sem comentários:
Enviar um comentário