domingo, 21 de março de 2010

Bárrio - Monumentos e locais a visitar


Igreja Paroquial de S.  Gregório



No Bárrio encontra-se a Igreja Paroquial, mais conhecida por Igreja Nova. De salientar que no altar-mor está a imagem de S. Gregório Magno que veio da Ermida com o mesmo nome em Almarça (Ávila). É uma escultura quinhentista, com uma altura de 92 centímetros. O padroeiro do Bárrio é precisamente S. Gregório, em honra do qual são realizadas, anualmente, as festas da freguesia.


Museu Monográfico do Bárrio


Este museu foi aberto ao público a 8 de Novembro de 1981. O seu espólio foi encontrado em Parreitas e é demonstrativo das diversas actividades dos habitantes daquele local, com especial relevo para as de carácter essencialmente quotidiano, incidindo também sobre a exploração agrícola e pecuária e também sobre a pesca na lagoa, fértil em todo o tipo de peixes e mariscos.


As cerâmicas e os utensílios relacionados com a tecelagem e a metalurgia, revelam uma economia local que não deixava de parte os contactos comerciais.


Castro de Parreitas


Na descida a caminho de Valado dos Frades, situada nas colinas do Bárrio e debruçada sobre a antiga Lagoa da Pederneira, a Villa Romana de Parreitas é testemunho de uma ocupação humana que se estende entre os séculos I e IV, sendo herdeira de uma tradição que remonta desde o Calcolítico e se prolonga até à Alta Idade Média.
    
Já referenciada por Vieira Natividade (professor alcobacense) nos finais do século XIX, a Villa toma-se objecto de escavações e estudos sistemáticos a partir de 1980.


A casa da Villa de Parreitas apresenta uma tipologia arquitectónica mediterrânea, adaptada ao clima da região, com habitações dispostas em torno de um "atrium" (pátio central).

Trabalho elaborado por: Fabiana Crisóstomo Costa, nº 14, 7º F, Grupo 2

Fonte: wikipedia / http://www.freguesiabarrio.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário